Arquitetura do sono: a importância da Arquitetura de Interiores na busca do sono perfeito
Todos nós desejamos ter uma noite de sono perfeita, um sono descansado na expetativa de acordarmos rejuvenescidos, com mais energia, mais ativos, mas para que essa magia aconteça o principal condicionador é o espaço Quarto.
No dia 17 de Março de 2023 assinala-se o Dia Mundial do Sono e por isso gostava de partilhar a importância do projeto de Arquitetura de Interiores do Quarto e o impacto na afetação do Sono.
Como Arquiteta, apaixonada pela Arquitetura de Interiores e trabalhando essencialmente nesta área venho despertar a importância da projeção do layout do Quarto, a humanização do mesmo, a autenticidade do espaço e o impacto que tem nas nossas vidas e saúde.
Podemos denominar o Quarto como “Abrigo” espaço repleto de sensações que aconchega o individuo e que permite conceder-lhe uma noite relaxante de sono.
No momento de projetar um quarto há vários fatores que influenciam o sono, vou destacar aqueles que considero mais relevantes, tais como:
Iluminação natural – é fundamental a iluminação natural pois permite ambientes iluminados, arejados, o que aumenta a produtividade, o conforto, e fornece a estimulação mental e visual A iluminação natural é fundamental para a saúde e bem-estar.
Não podemos deixar de destacar as luminárias (iluminação artificial) que assumem um papel primordial no ambiente do quarto, na imagem final assim como a utilização da luz mais amarelada pois torna o ambiente mais acolhedor e confortável.
Cores – as cores influenciam o estado de espirito, o humor, provocam várias sensações por isso a importância da escolha da cor no quarto. Devemos optar pela utilização de cores frias e claras pois são cores que acalmam, tranquilizam e que simultaneamente ampliam o espaço permitindo um sono tranquilo.
Muitas vezes optamos também pela colocação de papel de parede para diferenciar o espaço, o que é uma ótima solução, mas devemos optar por papeis de parede texturizados que permitem a tranquilidade ambicionada num quarto.
Climatização – a climatização no quarto é um ponto essencial a ser estudado previamente, a temperatura ideal no quarto deve rondar entre 18 e 20ºC, caso contrário, influencia a tranquilidade do sono.
Arrumação – o excesso de elementos e a desorganização das peças de mobiliário podem afetar a forma como desempenhamos as funções no dia a dia, comprometendo a qualidade de vida. Devemos prever um espaço com arrumação e ter em conta a escolha de peças/mobiliário funcional e com dimensões apropriadas ao tamanho do espaço.
Cortinas – são outro elemento importante, garantem privacidade controlam luminosidade e proporcionam conforto térmico.
Tapetes – são uma peça-chave num quarto, para além do conforto e aconchego que transmitem permitem o conforto acústico e podem ser elementos de diferenciação de ambientes.
Para quebrarmos o ambiente monocromático e sereno podemos sempre propor padrões e tecidos diferenciados com cores quentes e vibrantes para almofadas decorativas, abajures, mantas, telas; elementos soltos que pontuam o espaço, mas que facilmente podemos trocar.
Um projeto de um quarto deve responder e ter em conta os pontos referenciados, mas sempre de forma personalizada, porque o espaço Quarto é o reflexo de quem o vai viver e a Arquitetura de Interiores é a manifestação de uma Arquitetura Humanizada Personalizada e Autêntica.
Inês de Oliveira – Arquiteta na Espaçus Prestige
Apaixonada pela Arquitetura de Interiores